Bibliografia Básica de Antropologia Visual

Livros e artigos

Achuti, Luiz Eduardo Robinson. Fotoetnografia, um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1997.
 

Alvarenta, Clarisse  e Hikiji, Rose Satiko. G. De dentro do bagulho: o vídeo a partir da periferia. Sexta-Feira - Antropologias, Artes e Humanidades 8. São Paulo: Ed. 34, 2006.
 

Alves, André e Samain, Etienne. Os argonautas do mangue precedido de Balinese character (re)visitado. Campinas: Ed. Unicamp/São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
 

Andujar, Claudia. A vulnerabilidade do ser. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

Asch, Timothy. Porque e como os filmes são feitos. Cadernos de Antropologia e Imagem 3: 85-98, 1995.


Assouline, Pierre. Cartier-Bresson, o olhar do século. Porto Alegre: L&PM Ed., 2008.
 

Aumont, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1990.
 

Bairon, Sérgio & Ribeiro, José da Silva (orgs.). Antropologia visual e hipermedia. Porto: Edições Afrontamento, 2007.
 

Banks, Marcus e Morphy, Howard. Rethinking Visual Anthropology. Yale University Press, 1997.
 

Barbosa, Andréa; Cunha, Edgar T. Antropologia e Imagem. RJ: Jorge Zahar Ed., 2006.
 

Barbosa, Andréa; Cunha, Edgar; Hikiji, Rose Satiko. Imagem-conhecimento: Antropologia, cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009.
 

Barbosa A., Caiuby Novaes S.; Cunha E.; Ferrari; Hikiji R.; Sztutman R. (Orgs.). Escrituras da Imagem. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2004.
 

Barnow, Erik. Documentary – a history of the non-fiction film. Oxford/New York: Oxford University Press, 1993.
 

Barthes, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
_____. Le Degré Zéro de L'Écriture. Eléments de Sémiologie. Paris: Ed. du Seuil, 1964.
_____. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. [1982] 1990.
 

Bateson, Gregory e Mead, Margaret. Balinese Character - a photographic analysis. Special Publications of the New York Academy of Sciences, vol. II, 1942.
 

Beaurain, Nicole (org.). Filmer le social, filmer l'histoire. Paris: L’Harmattan, 2001.
 

Ben-Ari, Eyal. Posing, Posture and Photographic Presences: a rite of passage in a Japanese commuter village. Man 26: 87-104.
 

Benjamim, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In Os Pensadores, vol. XLVIII. Ed. Abril.
_____. Magia e Técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1987.
 

Berger, John e Mohr, Jean. A seventh man, the story of a migrant worker in Europe. Penguin Books, 1975.
 

Berger, John. About Looking. New York: Vintage Books, 1991.
_____. Ways of Seeing. Penguin Books, 1972.
 

Biren, J. Lesbian Photography-seeing through our own eyes. Studies in Visual Communication 9(2), 1983.
 

Bourdieu, Pierre. Um art moyen – essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris: Les Editions de Minuit, 1965.
_____.Sobre a Televisão, seguido de A Influência do Jornalismo e Os Jogos Olímpicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Eds., 1997.
 

Caiuby Novaes, Sylvia; Eckert Cornélia; Martins José S. (Orgs.). O imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 2005.
 

Caiuby Novaes, Sylvia. Corpo, Imagem e Memória. In Mammi, Lorenzo e Schwarcz, Lilia (orgs). 8 X Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008: 113-131.
_____. Quando os Cineastas são Índios. Revista Sinopse 2, 2000: 88-90.
_____. Fotografia, cinema e televisão - desafios para a Antropologia no mundo contemporâneo. Cadernos de Antropologia e Imagem 23(2), 2006.
_____. Funerais entre os Bororo – imagens da refiguração do mundo. Revista de Antropologia 49(1), 2006.
_____. Imagem, magia e imaginação: desafios ao texto antropológico. Mana 14(2): 455-475, 2008.
_____. Etnografia e Imagem. Tese de livre docência. Universidade de São Paulo, 2006.
 

Camargo, Monica Junqueira de e Mendes, Ricardo. Fotografia: cultura e fotografia paulistana no século XX. Secretaria Municipal de Cultura. São Paulo, 1992.
 

Carelli, Vincent. Vídeo e reafirmação étnica. Caderno de Textos de Antropologia Visual. In Museu do Indio, RJ, 1987.
 

Carneiro da Cunha, Manuela. Imagens de Indios do Brasil: O Século XVI. IN Revista de Estudos Avançados vol. 4, n. 10, 1990.
 

Ciavatta, Maria. O mundo do trabalho em imagens – a fotografia como fonte histórica (Rio de Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DP&A/FAPERJ, 2002.
 

Colleyn, Jean-Paul. Le regard documentaire. Paris: ed. Centre Georges Pompidou, 1993.
 

Collier Jr, John. Antropologia Visual: a fotografia como método de pesquisa. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária/Ed. USP, 1973. 
 

Collier Jr., John e Collier, Malcolm. Visual Anthropology – Photography as a research method. Albuquerque: University of New Mexico Press, 1986.
 

Colombres, A. Cine, Antropología y Colonialismo. Buenos Aires: Ed. del Sol/ CLACSO, 1985.
 

Crawford, Peter e Turton, David. Film as Ethnography. Manchester: Manchester Univ. Press, 1992.
 

Crawford, Peter e Simonsen, J. Ethnographic Film - Aesthetics and Narrative Traditions. Aarhus Intervention Press, 1992.
 

Da-Rin, Silvio. Espelho Partido – Tradição e Transformação do Documentário. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.
 

Devos, Rafael. Filmes de memória como hipertextos. Revista Chilena de Antropología Visual, v. 10, 2007.
 

Devos, Rafael. Paisagens da Narrativa Oral. Cadernos de Antropologia e Imagem 23(2), 2006.
 

Dubois, Philippe. O Acto Fotográfico. Lisboa: Ed. Vega, 1992.
 

Ducrot, O. e Todorov, T. Dicionário Enciclopédico das Ciências da Linguagem. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1972.
 

Dyer, Geoff. O instante contínuo, uma história particular da fotografia. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2008.
 

Eckert, Cornelia e Rocha, Ana Luiza C. Imágenes del tiempo, formas de la ciudad: etnografía hipertextual y banco de imágenes. Revista Chilena de Antropología Visual, v. 14, 2009.
_____. L´anthropologie dans les interfaces du monde de l´hypertexte. Ethnographiques 15, 2008.
 

Edwards, Elizabeth e Hart, Janice. Photographs, objects histories. Londres: Routledge, 2005.
 

Edwards, Elizabeth. Antropologia e fotografia. Cadernos de Antropologia e Imagem 2: 11-28, 1996.
_____. Anthropology and Photography, 1860-1920. New Haven & London: Yale Univ. Press, 1992.
 

Fabris, Annateresa (Org.). Fotografia, usos e funções no século XIX. São Paulo: EDUSP, 1991.
 

Feldman-Bianco, Bela, e Moreira Leite, Míriam (orgs.). Desafios da Imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998, 2005.
 

Fernandes Junior, Rubens. Labirinto e identidades – panorama da fotografia no Brasil [1946-98]. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
 

Ferraz, Ana Lúcia; Cunha, Edgar Teodoro da, Hikiji, Rose Satiko. O vídeo e o encontro etnográfico. Cadernos de Campo 14/15. São Paulo: USP, 2006.
 

Flaherty, Robert. How I Filmed Nanook of the North. In Geduld (Ed.): Film Makers on Film Making. Londres: Pelican, 1967.
 

Foucault, Michel. As Palavras e as Coisas. São Paulo: Livraria Martins Fontes Ed., 1992.
 

Freund, Gisèle. Fotografia e Sociedade. Lisboa: Ed. Vega, sd.
_____. Mémoires de l’oeil. Paris: Seuil.
 

Gallois, Dominique & Carelli, Vincent. “Índios eletrônicos”: a rede indígena de comunicação. Sexta Feira. Antropologia artes humanidades 2. São Paulo: Pletora, 1998.
_____. A experiência Waiãpi do vídeo. Cadernos de campo 2. São Paulo: USP, 1993.
_____. Diálogo entre povos indígenas: a experiência de dois encontros mediados pelo vídeo. Revista de Antropologia 38(1), 1995.
 

Gauthier, Guy. Le documentaire, un autre cinéma. Paris: Nathan Université, 1995.
 

Ginsburg, Faye. Indigenous Media: Faustian Contract or Global Village? Cultural Anthropology 6(1), 1991.
_____. Videoparentesco: um ensaio sobre A arca dos Zo’é e Eu já fui seu irmão. Cadernos de Antropologia e Imagem 6(1), 1998.
 

Goldberg, Vicki. The Power of Photography - how photographs changed our lives. New York: Abbeville Press Publishers, 1991.
 

Gonçalves, Marco Antonio & Head, S. (orgs.). Devires imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro: Faperj/ 7 letras, 2009. 
 

Gonçalves, Marco Antonio. O real imaginado – Etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch. Rio de Janeiro: Topbooks, 2008.
 

Grimshaw, Anna. The ethnographer’s Eye – ways of seeing in modern anthropology. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
 

Guimarães, C. Imagens da Memória – entre o legível e o visível. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.
 

Guran, Milton. Linguagem Fotográfica e Informação. Rio de Janeiro: Ed. Gama Filho, 2002. 3ª. Edição revista e ampliada
 

Hartmann, Thekla. A Contribuição da Iconografia para o Conhecimento de Índios Brasileiros do Século XIX. Coleção Museu Paulista, série Etnologia vol. 1. SP, 1975.
 

Heider, Karl. Uma história do filme etnográfico. Cadernos de Antropologia e Imagem 1, 1995.
 

Henley, Paul. Cinematografia e pesquisa etnográfica. Cadernos de Antropologia e Imagem 9, 1999.
______. The adventure of the Real - Jean Rouch and the Craft of Ethnographic Cinema. Chicago e Londres. The University of Chicago Press. 2009.  



Hikiji, Rose Satiko G. Antropólogos vão ao cinema - observações sobre a constituição do filme como campo. Cadernos de Campo 7. São Paulo: USP, 1998.
_____. Espetáculo ou reflexividade? Sobre uma narrativa da violência no cinema norte-americano dos anos 90. Cadernos de Antropologia e Imagem 13, 2003.
 

Hikiji, Rose Satiko G. e Kishimoto, Alexandre. Nikkeis no Brasil, dekasseguis no Japão - identidade e memória em filmes sobre migrações. Revista USP 79, 2008.
 

Hikiji, Rose Satiko G. e Miraglia, Paula. Imagens em construção: o uso do vídeo como forma de comunicação com o interno da Febem. Cadernos de Antropologia e Imagem 16, 2001.
 

Hockings, P. Principles of Visual Anthropology. Mouton/The Hague, 1975/1995.
 

Ivins, William. Prints and Visual Communication. New York: The MIT Press/ Cambridge: A Da Capo Press, 1975.
 

Jordan, Pierre. Primeiros contatos, primeiros olhares. Cadernos de Antropologia e Imagem 1, 1995.
 

Kossoy, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. 2ª. Edição revista.
_____. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
Küchler, S. e Melion, W. (Eds.). Images of Memory, on remembering and representation. 

Washington: Smithsonian Institution Press, 1991.
 

Leach, E. Cultura e Comunicação: A lógica pela qual os símbolos estão ligados. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
 

Lima, Ivan. A fotografia é a sua linguagem. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988.
 

Lins de Barros, Myriam e Strozenberg, Ilana. Álbum de Família. Rio de Janeiro: Comunicação Contemporânea, 1992.
 

Loizos, Peter. Innovation in Ethnographic Film - from innocence to self-consciousness , 1955-85. Manchester: Manchester Univ. Press, 1993.
 

MacDougall, David. De quem é essa estória? Cadernos de Antropologia e Imagem 5(2), 1997.
_____. The corporeal image - Film, ethnography, and the senses. Princeton: Princeton University Press, 2006
_____. Transcultural cinema. Princeton: Princeton University Press, 1998.
 

Magni, Claudia Turra. Images du même et de l’autres: des regards antithétiques sur le combat contre l’exclusion en France. Vibrant, v. 3, 2007.
_____. O uso da fotografia na pesquisa sobre habitantes de rua. Horizontes Antropológicos 2, 1995.
_____. Sem-Domicílio Fixo, de objeto a sujeito de imagens: oficina de vídeo em uma associação parisiense. Cadernos de Antropologia e Imagem15, 2002.
 

Mami, Lorenzo; Schwarcz, Lilia M. 8 x fotografía: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
 

Marcondes de Moura, Carlos Eugênio. Retratos quase inocentes. São Paulo: Nobel, 1983.
 

Maresca, Sylvain. La photographie, un miroir des sciences sociales. Paris: L’Harmattan, 1996.
_____. Refletir as Ciências Sociais no espelho da fotografia. Pluralismo, espaço social e pesquisa. São Paulo: ed. Hucitec, 1995.
 

Martins, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2008.
 

Martins, Silvia A. C. Images Wassu and I: Some Visual Ethnographic Experiences. MASA Journal 16, Winnipeg, 2000.
 

Mead, Margaret. Visual anthropology in a discipline of words. In Hockings, Paul. Principles of visual anthropology. Berlin/ 1995.
 

Minh-Ha, Trinh T. When the moon waxes red. New York/Londres: Routledge, 1991.
_____. Framer Framed. Routledge. New York and London, 1992.
 

Mitchell, W.J.T. Iconology- image, text, Ideology. Chicago: The University of Chicago Press, 1986.
 

Monte-Mór, P. Antropologia e Cinema: um documentário na Ilha de Taquile. In GURAN, M.et allii (Org). Caderno de Textos: Antropologia Visual.  Museu do Indio. RJ, 1987.
____.  Introdução:Antropologia e Cinema. in II Mostra Internacional de Filme Etnográfico. Interior Produções/CCBB, 1994 (catálogo) 

____. Cinema e Antropologia: horizontes e Caminhos da Antropologia Visual. (com José Inacio Parente, org.) Rio de Janeiro, 111p. Interior Produções. 1994
____. Descrevendo culturas: etnografia e cinema no Brasil. In Cadernos de Antropologia e Imagem 1. Rio de Janeiro, NAI/UERJ, 1995.
____. O lugar do novo nas ciências sociais: a antropologia visual na Oficina de Ensino e Pesquisa. Com Rosane Prado e Márcia Leite. In Eckert, C. & Monte-Mór, P. Imagem em foco: novas perspectivas em antropologia. Porto Alegre, Editora da Universidade, 1999.
____. Sobre Antropologia e Imagem. Boletim da ABA, n. 31. 1o.sem 1999. p.11-17.
____. A fotografia na pesquisa antropológica: a propósito das imagens de Castro Faria. In Castro Faria, L. Retrato Brasileiro dos Tristes Trópicos. RJ., Ouro sobre Azul, 2002.
____. Tendências do documentário etnográfico. In Teixeira, Francisco Elinaldo. Documentário no Brasil: tradição e transformação. SP, Summus Editorial, 2004.
____. Religião e filmes documentários no Brasil. Revista Religião e Sociedade. ISER, 2005.
____. Meu mestre louco: Jean Rouch e a Mostra Internacional do Filme Etnográfico. In Avellar, J. C. (org) Colóquio Internacional Jean Rouch, 2009, Rio de Janeiro. Instituto Moreira Salles. v1.p.8-15.

Moreira Leite, Miriam. Retratos de família. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 1993.
 

Morin, Edgar. O Cinema ou o Homem Imaginário. Lisboa: Grande Plano/Relógio d´Água Editores, 1997.
 

Nichols, Bill. Ideology and the Image. Bloomington: Indiana University Press, 1981.
_____. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
_____. Representing Reality. Bloomington: Indiana Univ. Press, 1991.
 

Ortiz, Renato. Cultura e Modernidade. São Paulo: Brasiliense, 1991.
 

Peixoto, Clarice. Family Film: From Family Registers to Historical Artifacts. Visual Anthropology 21: 1–12, 2008.
_____. Videoteca da Mulher. Mas Afinal, Vídeos para Quem? In Vargas E. e Monteiro S. Educação, comunicação e Tecnologia Educacional: Interfaces com o campo da saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.
_____. Memória em imagens: uma evocação do passado. In Koury, Mauro Guilherme Imagem e Memória. Ensaios em Antropologia Visual. Rio de Janeiro: Garamond, 2001, p. 173-187
_____. Envelhecimento e Imagem: as fronteiras entre Paris e Rio de Janeiro. São Paulo: Annablume, 2000.
_____. Antropologia e filme etnográfico: um travelling no cenário literário da antropologia visual. Boletim Informativo e Bibliográfico em Ciências Sociais/BIB (48), 1999.
_____. A imagem da velhice nas telas do cinema documentário. Cadernos Pagú (13), 1999
Piault, Marc-Henri. Anthropologie et cinéma. Paris: Nathan, 2000.
_____. A antropologia e sua passagem à imagem. Cadernos de Antropologia e Imagem 1, 1995.
_____. Uma antropologia-diálogo: a propósito do filme de Jean Rouch, Moi, un noir. Cadernos de Antropologia e Imagem 4, 1997.
 

Pink, Sara. The future of visual anthropology. London: Routlegde, 2006.
 

Pinney, Christopher. A História paralela da antropologia e da fotografia. Cadernos de Antropologia e Imagem 2,1996.
 

Polsa, Robert. Dating old photographs. Berkshire: Countryside Books, 1993.
 

Porto Alegre, Maria Sylvia: Imagem e representação do índio no século XIX. In Grupioni (Org.) Índios no Brasil. SP, SMC de SP, 1992.
 

Ribeiro, José da Silva. Antropologia visual – da minúcia do olhar ao olhar distanciado. Porto: Edições Afrontamento, 2007.
 

Rocha, Ana Luiza C. Aventura antropológica de narrar a cidade: nas trilhas da antropologia urbana e da antropologia da imagem. Iluminuras Revista Eletrônica do BIEV/PPGAS/UFRGS, v. 19, 2008.
 

Rouch, Jean. Entrevista com Jean-Paul Colleyn. Cadernos de Antropologia e Imagem 1, 1995.
_____. The camera and man. In Hockings, Paul. Principles of visual anthropology. Berlin/New York, 1995.
 

Rouillé, André: A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora SENAC, 2009. (original publicado pela Gallimard em 2005; tradução de Constancia Egrejas).
 

Ruby, Jay. The last 20 years of visual anthropology. A critical review. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção 12 (4), 2005. http://www.cchla.ufpb.br/rbse/Index.html
 

Samain, E (org.). O Fotográfico. São Paulo: HUCITEC e Ed. SENAC, [1998] 2005.
_____. “Ver” e “dizer” na tradição etnográfica: Bronislaw Malinowski e a fotografia”. Horizontes antropológicos 2, 1995.
 

Scherer, Joanna. Documento fotográfico: fotografias como dado primário na pesquisa antropológica. Cadernos de Antropologia e Imagem 3, 1995.
 

Schuler, Evelyn. Pelos olhos de Kasiripinã: revisitando a experiência Waiãpi do Vídeo nas Aldeias. Sexta Feira. Antropologia artes humanidades 2. São Paulo: Pletora, 1997.
 

Sklair, Jessie. A quarta dimensão no trabalho de Trinh T. Minh-ha: desafios para a antropologia ou aprendendo a falar perto. Cadernos de Campo – Revista do alunos de pós-graduação em Antropologia Social da USP 14/15, 2006.
 

Sontag, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
_____. Ensaios sobre Fotografia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1986.
Souza, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó: Editora grifos, 2000.
 

Sztutman, Renato e Schuler, Evelyn. A louca maestria de Jean Rouch (entrevista). Sexta Feira. Antropologia artes humanidades 1, São Paulo: Pletora, 1997.
 

Tacca, Fernando de. A Imagética da Comissão Rondon. Campinas: Papirus, 2001.
 

Tarkovski, A. Esculpir o Tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
 

Taylor, Lucien (ed.). Visualizing theory. Nova Iorque: Routledge, 1994.
 

Turazzi, Maria Inez. Marc Ferrez. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
 

Turner, T. Defiant Images: Kaiapo appropriations of video. Forman Lecture, 1992.
 

Van Lier, Henri. Histoire photographique de la photographie. Les Cahiers de la Photographie. 1992.
 

Yates, Frances. The Art of Memory. Londres: Pimlico, 1966.
 

Zanini, Maria Catarina C. (org). Por que 'raça'? Breves reflexões sobre a questão racial no cinema e na antropologia. Santa Maria: Editora UFSM, 2007.

 
Revistas:

Cadernos de Antropologia e Imagem: cadernos@uerj.br
 

Revista Chilena de Antropologia Visual: http://www.antropologiavisual.cl
 

Revista Horizontes Antropológicos 2 : http://www.ufrgs.br/ppgas/ha/paginas/n2/n2.html
 

Visual Anthropology: http://www.tandf.co.uk/journals/titles/08949468.asp
 

Visual Anthropology Review: http://people.virginia.edu/~ds8s/VAR 

Grupo de Trabalho de Antropologia Visual - GTAV-ABA

A Associação Brasileira de Antropologia/ABA é a mais antiga das associações científicas existentes no país na área das Ciências Sociais, ocupando hoje um papel de destaque na condução de questões relacionadas às políticas públicas à defesa dos direitos humanos.
No decorrer de sua história, ela tem sido voz atuante em defesa das minorias étnicas e dos indivíduos discriminados, posicionando-se sistematicamente contra a injustiça social. Sem ter uma linha político-partidária, sua voz inquieta a todos os que não respeitam os direitos humanos. Seu código de ética exige respeito às populações estudadas e clareza dos objetivos da pesquisa para os grupos e populações investigadas.

Em 1996, foi realizado o Concurso de Vídeo Etnográfico no âmbito das atividades da 20ª Reunião Brasileira de Antropologia e, em 1999, a ABA criou no seu corpo diretor o Grupo de Trabalho de Antropologia Visual para assessorá-la nas questões vinculadas à imagem.

O Concurso Pierre Verger está voltado para a área da antropologia visual, e distribui os Prêmios Pierre Verger para filmes etnográficos e ensaios fotográficos. Sua sétima premiação, irá ocorrer na 27ª Reunião Brasileira de Antropologia/RBA, em 2010.

Coleção de Vídeos e Fotos Etnográficos Pierre Verger

Coleção de Vídeos e Fotos Etnográficos Pierre Verger

Coordenações anteriores do GTAV

2000-2002 - Patricia Monte-Mór
2002- 2004 - Cornélia Eckert
2004- 2006 - Renato Athias e Carmen Rial
2006-2008 - Renato Athias
2008-2010 - Clarice Peixoto
2010-2012 - Claudia Turra Magni

Comitê Assessor:
Ana Luiza Carvalho (BIEV/UFRGS e NAVI/UFSC)
Bela Feldman-Bianco (CEMI/UNICAMP)
Carmen Rial (NAVI/UFSC)
Clarice Peixoto (INARRA/UERJ)
Fernando Tacca (UNICAMP)
Lisabete Coradini (NAVIS/UFRN)
Milton Guran
Sylvia Caiuby (LISA-GRAVI/USP)
Cláudia Turra Magni (UFPEL)
Rafael Victorino Devos (NAVI/UFSC)
Edgar Teodoro da Cunha (GRAVI-USP)
Marco Antonio Gonçalves (IFCS-UFRJ)
Rose Satiko Hikiji (LISA-USP)
Silvia Martins (AVAL/UFAL)